Um blog para exaltar o meu Verdão. E não só exaltar, mas também aliar poesia e bola, bola e poesia. E só. Não só. Cornetar também, quando necessário.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Parabéns, Marcão...

Um santo faz milagres. Transforma água em vinho, restitui visão a quem não enxerga, faz andar os paralíticos... Longe de mim qualquer comparação com esses santos, mesmo porque eles fazem milagres. Primeiro o santo.
Como o ovo e a galinha. Primeiro a galinha. Embora uma afirmação dessas ainda gere muita controvérsia.

Com o santo Marcão é diferente. Não há controvérsia. Os milagres vieram primeiro. Os milagres fizeram o santo. No campo de jogo, seus lances geniais em defesa do Verdão do Palestra Itália usurparam o conceito de arte e o suplantaram, emergindo da classe dos artistas para a dos divinizados. Marcos então, deixou de ser um artista da bola para ser o santo dos lances impossíveis.

Sim, porque fazer arte implica em uma atuação próxima da impossibilidade plena. Mas milagre entre as madeiras do arco palestrino suplanta em muito essa impossibilidade. Marcão realiza o impossível mesmo diante da mais possível impossibilidade. E essa possível impossíbilidade tornada possível pelas mãos milagrosas do Marcão formalizam-no um santo do futebol.

E esse santo por mais santo tornado é também o homem da labuta diária, o que olha, o que sente, o que vê, e que mesmo imortal enquanto santo é homem que também circunda o derredor do tempo e avança nele como qualquer outro.

E assim, Marcão além de milagres no gol, além dos atos como santo verde, também é um homem comum, com os deveres, obrigações e direitos de um homem comum. A diferença é que Marcão transforma essas atribuições comuns em energia transfigurada que o segrega dos simples mortais e o imortaliza no divino homem das mãos ligeiras.

Mas esse santo Marcão é também o homem Marcão. E faz aniversário. Como todo homem comum. E neste dia, como homem comum recebe os parabéns de todos os comuns. Parabéns, Marcão. Parabéns pelo ano a mais na sua existência. Parabéns por mais um ano de milagres. Parabéns por mais um ano de santidade da bola.
 
Tema para Blogger Mínima 233
Original de Douglas Bowman | Modificado por :: BloggerSPhera ::