Um blog para exaltar o meu Verdão. E não só exaltar, mas também aliar poesia e bola, bola e poesia. E só. Não só. Cornetar também, quando necessário.

terça-feira, 18 de maio de 2010

No fim de Zago estoura o saco...

Há alguns dias, já que o meu poder de decisão enquanto mero torcedor palestrino é praticamente nulo, venho implorando para que o Antonio Carlos fosse desligado da função de treinador do Palmeiras. E isso por uma constatação bem simples: Zago ainda não domina a arte de comandar diretamente um grupo de jogadores. É doce quando deveria ser energético, seguro, exigente;  e é tirano no momento em que a situação exige razoabilidade. Permite com um sorriso um deslize aqui, e na hora seguinte o mesmo tipo de erro é reprimido com rigor.

E nos jogos, revelou-se um completo desastre. Não se sabe o que ele treina, escala mal, não evidencia um esquema de jogo e ainda por cima substitui muito equivocadamente. Assim, uma equipe que entendo não ser lá grande coisa, nas mãos de Zago transforma-se num modelo negativo de como  jogar futebol.

Como não tem confiança na equipe e nem na sua própria capacidade de motivar para mudança de comportamento do grupo, arma o time para simplesmente NÃO PERDER jogos, e com isso perde, empata, ou na melhor das hipóteses vence pelo placar mínimo.

Com essa mesma falta de estilo e  na insistência medrosa, obtivemos uma ridícula classificação no Paulistão e fomos humilhantemente eliminados da Copa do Brasil, numa malfada jornada em que decidiu-se por cobrança de penalidades máximas a permanência na competiçãol. E conseguimos desperdiçar quatro tentativas, com nosso grande Marcos defendendo três cobranças do adversário.

Por essas e por outras, como continuar com um técnico desses? Como iniciar o Brasileirão com um profissional de envergadura tão mínima para representar o Verdão como treinador? Antonio Carlos deveria ter sido demitido já ali, e sua continuidade como treinador do nosso time escancarou de vez a incompetência dessa diretoria encabeçada por Belluzzo.

Ah, Belluzzo...Quanta esperança na sua honestidade, hombridade e capacidade, Belluzzo. Quanto engano na real. Quanto arrependimento por ter levantado trincheiras a favor de sua candidatura e em sua defesa contra ação maléfica dos famigerados adeptos do retrô Mustafá.

E hoje, Belluzzo, com sua omissão, com seus olhos fechados, com sua lealdade para com aqueles que só queimam a sua administração, você desponta talvez como o maior cabo eleitoral da volta desse homem que um dia botou o Palmeiras na segunda divisão. Estupefatos, nós palestrinos que queremos o Verdão sempre grande, observamos quase sem acreditar o naufrágio de um clube construído para brilhar entre os maiores e melhores.

E agora Zago se foi. E se foi por um motivo que não deveria ir. Como os outros. Como Vanderley, como Jorginho, como Muricy. Todos eles demitidos em momento errado. Zago se foi por querer impor, sem autoridade para tal,  autoridade em quem já não acredita mais em autoridade no Palmeiras, enquanto na verdade deveria ser demitido por ter se constituído no pior treinador que já passou ali pelos lados do Palestra sempre amado.

E assim, mais uma vez essa diretoria demonstra seu despreparo, o que não me permite imaginar que esses últimos acontecimentos se constituam numa profunda correção imposta pelo  destino, até porque o destino só é favorável a quem tem inteligência e o saber necessário para antecipadamente planejá-lo, engendrá-lo.

E repito, o despreparo não é pela demissão do Zago, mas por esta ter sido uma série de demissões em momentos definitivamente inadequados, demarcados por desculpas esfarradas proferidas apenas na tentativa de apagar erros do passado recente.

Pois é, diretoria, pra mim não conseguiu apagar esses erros recentes. Pelo contrário, acentuou-os e nos deixou perplexos aqui, com essa nódoa no peito e esse ésgar amargo na garganta. Que será do Palmeiras? O Palmeiras somos nós. E podemos dizer: Neste momento, Belluzzo, a ação só pode ser sua. Renuncie juntamente com os seus, ou nos traga Felipão, Valdívia e Kleber. O futuro do nosso Verdão ainda está nas suas mãos. Faça alguma por ele, e já!!!

Porque de especulações a crônica palestrina está cheia, e de especulações, nós palestrinos,  já estamos de saco cheio.
 
Tema para Blogger Mínima 233
Original de Douglas Bowman | Modificado por :: BloggerSPhera ::