Um blog para exaltar o meu Verdão. E não só exaltar, mas também aliar poesia e bola, bola e poesia. E só. Não só. Cornetar também, quando necessário.

domingo, 31 de janeiro de 2010

Um, dois, três...Com quatro é talvez...

Botar a boca em corneta pode ser até atração em TV, mas com certeza não é missão para este blog. Mas não está fácil ficar na defensiva em favor de uma administração que nem ata e nem desata. O Palmeiras precisa de reforços. E não um , dois ou três. Se contratar quatro bons jogadores, talvez venhamos a ter alguma chance nas competições que se seguem.

E não é que não tenhamos um bom time. Se de 11,nossa equipe até que não é das piores, comparada às dos nossos adversários mais diretos. Porém, não temos um elenco que nos dê segurança no banco e nos afastamentos por contusão.

Nesse jogo com os gambás o que se viu foram justamente essas circunstâncias acontecerem até naturalmente, como parte de uma crônica de resultado previamente anunciado. Muricy entrou com Armero, algo que não se poderia imaginar em face da má fase que acompanha o colombiano, e ainda manteve o Figueroa na lateral-direita.

Com isso, as jogadas de linha de fundo em função do nosso ataque pouco ocorreram, o que comprometeu a ligação entre meio-campo e atacantes. Robert também esteve abaixo da crítica, apagado e pouco pegou na bola, no entanto perdeu gols praticamente feitos. João Arthur é esforçado, mas joga em campo como se tivesse uma venda nos olhos.

A depreciação, no entanto, que grande parte da nossa torcida credita ao time, principalmente depois dessa derrota frente ao maior rival, não se justifica por si própria. O Palmeiras poderia ter vencido o jogo, se não desperdiçasse as chances de gol que o adversário ofereceu, e ainda tivemos uma atuação duvidosa do árbitro, que após a expulsão (correta ) do Roberto "meião" Carlos, inverteu faltas e andou doidinho, doidinho, para expulsar um jogador nosso, o que acabou ocorrendo com o Xavier.

E isso sem falar mais uma vez na falha individual propiciada pelo Armero, que fez uma falta desnecessária quase junto ao ângulo esquerdo da grande área defensiva do Verdão. Vale dizer que essa falha inicial fez abrir também momentos de infelicidade tanto para Edinho, que se posicionou mal em relação ao gambático Jorge Henrique, e Marcão, erradamente fora das traves, numa região densamente povoada por zagueiros.

E até para não fazer coro com os que espinafram o lateral, é só lembrar que em 2009 esse jogador não comprometeu e foi decisivo positivamente em muitas partidas. Seu choro ao ser substituído mostra que tem sangue além de lágrimas nos olhos e não pode ser crucificado por estar numa fase das menos auspiciosas. Afinal, tem muito disso no futebol, e muitos jogadores, inclusive diferenciados, o que não é o caso de Armero, já passaram por esse tipo de momento.

O fato concreto é que, mesmo em fase normal, Armero não é o lateral ideal para uma equipe com as nossas tradições, o que serve também para Figueroa. No futebol de hoje, não possuir bons laterais ( ou alas ) é colocar qualquer equipe em grupo de risco. E o Palmeiras não é time apenas para disputar campeonatos. O Verdão é time pra vencer, ganhar títulos e não de se contentar com resultados medianos.

Mas há luz no fim do túnel. Principalmente se esse não ata e não desata da diretoria for uma estratégia para gastar menos na aquisição de jogadores de potencial compatível às necessidades do clube. Falam em três. Um meia e dois atacantes. É pouco.

Com a volta de Deivid Sacconi, talvez uma quarta contratação, para compor equipe, um bom jogador, mediano como ele, possa acrescentar uma esperança maior em relação aos resultados que a torcida esmeraldina ansiosamente espera. E isso se vierem jogadores consagrados, a exemplo de Valdívia, Kleber, Nilmar, Sóbis e assim por diante. E jogadores assim foram prometidos. Para ESTA semana ainda. Sentar e esperar. Sentar não porque palestrino não senta. Palestrino não se acomoda. Palestrino apenas espera.



 
Tema para Blogger Mínima 233
Original de Douglas Bowman | Modificado por :: BloggerSPhera ::