Um blog para exaltar o meu Verdão. E não só exaltar, mas também aliar poesia e bola, bola e poesia. E só. Não só. Cornetar também, quando necessário.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Clássico: Jogo de mão única...

Em que pese toda poesia, todo amor e dedicação, todo sonho e ilusão, toda a força e alegria, esse clássico contra o Corinthians no domingo não pode ter outro resultado para o Palmeiras que não seja a vitória.
Um simples empate faz perpetuar a desconfiança, e uma derrota então será catastrófica sob o ponto de vista da imagem que o time projeta: fraco com titulares e ainda sem banco. Imagem com a qual muito de nós não concordamos, mas sabemos que a corneta canta alto, e quanto pior for esse resultado contra os gambás, mais alto ainda a corneta vai vibrar.
Muito embora tudo isso deixe o clima um tanto quanto sombrio e misterioso nessa pré-tensão coletiva esmeraldina, eu estou confiante. Acho que fizemos excelentes contratações com referência ao trio Leo, Edinho e Marcio Araújo. Temos hoje um time mais compacto na defesa, e com base no último jogo, nem perigo de gol sofremos. E ainda apesar da queixa sobre a vulnerabilidade de ataque do time, o Palmeiras hoje é líder e com maior poder de artilharia sobre os adversários.
Claro que necessitamos de reforços. E isso é urgente. E reforços de peso. Não um peso em gordura, medido na balança, "privilégio" de que declinamos em favor do 100TNada, mas peso metafórico, significante de maestria, talento e vontade de jogar no Verdão. E nessa linha, AINDA também acredito na volta daquele que nunca deveria ter ido: o mago Valdívia.
Por outro lado, continuo preocupado com o nosso esquema de jogo. Temos de fortalecer o meio-campo para que o ataque possa atuar. Assim, se o Diegão não jogar, e depois da venda de Sacconi, acho que o João Arthur deveria continuar a dupla com o Robert na frente, deixando o meio para Pierre, Edinho, Marcio Araújo e Xavier. A entrada de Willian não é confiável. Sem contar as questão dos laterais, em que Figueroa está devendo muito e deveria ser substituído logo de cara pelo Wendell. Na direita, Eduardo deverá ser o titular e isso é ponto fechado, até para o próprio Muricy.
E lembremo-nos de que um dos fatores para a perda do Brasileirão em 2009 foi o esquema de jogo. Um esquema sempre com dois atacantes de ofício que quase nunca tinham contato com a bola em função da deficiência do meio-campo. Assim, chuveirinhos e ligação direta defesa-ataque eram constantes, dando ao adversário a oportunidade de se defender com maior qualidade.
Espero que o Muricy tenha aprendido a lição, pois de uma coisa eu tenho certeza que ele sabe: Que esse jogo do domingo contra o Corinthians é jogo de mão única, em que só a vitória interessa ao Verdão, para ganhar tranquilidade, manter a liderança, fechar o buraco das cornetas, e caminhar rumo ao título do Paulistão 2010.




 
Tema para Blogger Mínima 233
Original de Douglas Bowman | Modificado por :: BloggerSPhera ::